segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Rebelião marca início de ano no presídio de Jaraguá do Sul

Tentativa de fuga foi provocada por cerca de 80 presos da ala A do Presídio Regional

No último dia de 2009, uma rebelião e tentativa de fuga dos detentos do Presídio Regional de Jaraguá do Sul, provocadas por cerca de 80 presos da ala A, causaram mais de cinco horas de tensão no bairro Jaraguá 84. A movimentação dos presos teve início às 20 horas do dia 31 de dezembro e só terminou perto das 2 horas da madrugada do dia 1º de janeiro.

Os presos colocaram fogo nos colchões, danificaram celas, cadeados, sistemas elétrico e hidráulico e tentaram fugir do local. Segundo o capitão do 14º Batalhão de Polícia Militar, Gildo de Andrade Filho, foram momentos de tensão e o mais crítico foi entre às 21 horas e 22h30, quando os detentos tentaram fugir. Balas de borracha e gás de pimenta foram usados para contê-los.

— Depois de conseguir impedir a fuga...

nós conseguimos com que os detentos entrassem em suas celas, mesmo danificadas, e permanecessem lá —, contou o capitão.

Para controlar a rebelião os policiais receberam reforço de Joinville e de guarnições de Jaraguá que estavam dando apoio aos trabalhos em Barra Velha. De acordo com o capitão, o motivo da revolta foi o indulto de final de ano que não contentou a todos.

— Acreditamos que alguns "cabeças" do presídio não estavam contentes em passar a virada de ano nas celas, por isso deram início a uma rebelião para tentar fugir e passar com familiares.

A outra revolta, segundo ele, seria a superlotação do Presídio de Jaraguá. Com capacidade para 170 presos, hoje o Presídio conta com aproximadamente 330 detentos nas alas masculina, feminina e no regime semi-aberto.

Na manhã desta sexta-feira o clima ainda foi tenso no complexo. Policiais e a direção do local, realizam revistas nos presos, levantamento dos estragos, limpeza e consertos provisórios, até que as celas e os sistemas hidráulico e elétrico sejam totalmente restabelecidos.


Fonte:Diário Catarinense


*Será que liberaram Prison Break pra galera?

Um comentário:

  1. o problema é que quem facilita são os que estão la dentro mesmo....
    aqui em nossa cidade...todos falam que em jgua a prisão se chama "POUSADA DO RONQUI"....
    tem preso usando até internet la dentro...
    assim 500 irão querer ficar hospedado...

    ResponderExcluir