quarta-feira, 10 de junho de 2009

'Ameaças' da tecnologia, tropeção em fios e pancadas no PC crescem 732%


Estudo realizado nos EUA considera acidentes no período de 13 anos.
Cerca de 9 mil norte-americanos são vítimas desses problemas por ano.

Um estudo divulgado nos Estados Unidos indica que a popularização dos computadores é responsável por diversos acidentes envolvendo tecnologia, como tropeçar no fio da impressora, deixar o laptop cair sobre o pé ou se machucar na quina da CPU. Problemas desse tipo aumentaram 732% de 1994 a 2006, de acordo com a pesquisa publicada na edição de julho da “American Journal of Preventive Medicine”.

Segundo o estudo, divulgado nesta semana pela “Time”, atualmente cerca de 9,3 mil norte-americanos são vítimas desse tipo de acidente por ano. Com base nas informações fornecidas por cem pronto-socorros de hospitais dos EUA, a professora-assistente de pediatria Lara McKenzie descobriu que 78,703 pessoas apresentaram ferimentos, como arranhões e pancadas, causadas por equipamentos tecnológicos no período de 13 anos.



Parte desse número está ligada à invasão dos computadores no ambiente doméstico, que cresceu 309% durante o mesmo período. Ainda assim, a pesquisadora do Center for Injury Research and Policy (organização que pesquisa e previne acidentes com crianças) considerou o aumentou nos acidentes surpreendente. “Nunca vimos um crescimento como esse, e estamos sempre atentos a produtos usados pelos consumidores.”
A maioria dos acidentes envolvendo computadores -- 93% -- acontece no ambiente doméstico.

Idade

Os cortes são o acidente mais comum em todas as faixas etárias (39%). Se considerados somente os adultos, pancadas são as mais frequentes (37%), seguidas pela queda de equipamentos (21%). As partes mais feridas são geralmente mãos, pés, braços e pernas, “vitimados” em 57% dos acidentes. Em 50% dos casos, eles acontecem quando os adultos estão mudando alguma peça de lugar.

No grupo de pessoas entre 1 e 89 anos, as crianças com menos de 5 anos são as que mais sofrem acidentes relacionados a computadores: 13,4% do total. Nesse grupo, o recorde de acidentes (76%) envolve pancadas na cabeça.

Entre 2003 e 2006, época em que os monitores tradicionais (CRT) foram substituídos por telas de LCD nos Estados Unidos, o número de acidentes envolvendo equipamentos tecnológicos estabilizou. A pesquisa tem como objetivo estabelecer padrões oficiais de segurança no uso de computadores.

Para evitar acidentes, Lara McKenzie aconselha: mantenha as máquinas longe da margem das mesas, encoste equipamentos pesados na parede ou no chão e, quando transportar a máquina, certifique-se de que o caminho está livre.
Fonte:http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL1189600-6174,00.html

Um comentário: